Aprenda a

INVESTIR EM AÇÕES

Tudo Sobre Investir em Ações

VOCÊ, SÓCIO DE GRANDES EMPRESAS

QUER SER SÓCIO DAS EMPRESAS MAIS ADMIRADAS DO PAÍS? INVISTA EM AÇÕES. ALÉM DE PODER GANHAR COM O CRESCIMENTO E A DISTRIBUIÇÃO DE LUCRO DAS EMPRESAS, COM A FOCALISE, VOCÊ APRENDERÁ ESTRATÉGIAS PARA FAZER SUAS OPERAÇÕES NA BOLSA DE VALORES BRASILEIRA.

O QUE VOCÊ PODE NEGOCIAR

Veja mais detalhes e entenda sobre as diferentes oportunidades de investimentos no mundo da Bolsa de Valores

 

Um pedaço de uma empresa, uma fração de seu capital que é negociada no mercado. É um título de renda variável, ou seja, um investimento no qual a rentabilidade não é preestabelecida, mas vai depender das cotações nos mercados.

 

Como comprador ou vendedor do contrato a termo, você se compromete a comprar ou vender certa quantidade de um bem (mercadoria ou ativo financeiro) por um preço fixado ainda na data de realização do negócio. A data de realização do negócio e a realização são pré-estabelecidas para uma data futura. Os contratos a termo somente são liquidados integralmente no vencimento. Podem ser negociados em Bolsa e no mercado de balcão.

 

Alternativa de investimento baseada em um outro ativo. Nessa operação, o comprador adquire o direito de comprar (opção de compra ou call) ou de vender (opção de venda ou put) uma quantidade específica de um determinado bem ou instrumento financeiro a um preço fixado (preço de exercício), numa data (data de expiração) determinada (opções de estilo europeu), ou durante o período que até ela decorra (opções de estilo americano), pagando, por isso, um dado preço (prêmio). O vendedor assume a obrigação de vender ou comprar o referido ativo, nas condições definidas, no caso de o comprador decidir exercer o seu direito.

Veja o exemplo com os vencimentos das opções em 2016:

A Oferta Pública, também conhecida como IPO, ocorre quando uma empresa decide fazer a abertura de seu capital por diversos motivos, como captar recursos financeiros para financiar novos investimentos da companhia.
1) Essa empresa procura por uma instituição financeira para prestar o serviço de emissão de ações, conhecido como Lançamento de Ofertas Primárias.
2) Ocorre a emissão de ações no Mercado Primário, conhecido como Oferta Pública.
3) Após o processo de IPO (período de reserva, bookbuilding e liquidação), as ações da empresa começam a ser negociadas no mercado da Bolsa de Valores.
A Oferta Pública também acontece quando os investidores ou acionistas transacionam ações de sua titularidade no mercado; nesse caso, ocorre o lançamento de Ofertas Secundárias.

Os iShares são uma família de Fundos de Índice (Fundos de Investimento em Índice de Mercado), conhecidos em outros países como ETFs (Exchange Traded Funds). Cada Fundo de Índice iShares busca retornos de investimento que correspondam, de forma geral, ao desempenho de um determinado índice de referência. Assim como as ações, as cotas de Fundos de Índice iShares são fáceis de serem adquiridas, oferecem liquidez diária e são negociáveis em Bolsa.

 

A sigla BTC significa Banco de Títulos CBLC.

O empréstimo de Ações consiste em emprestar ativos (aluguel na ponta doadora) a uma taxa prefixada (fixada no fechamento da operação, considerando o valor pro rata) para um determinado vencimento. O investidor que é contraparte (tomador) tem como objetivo utilizar os ativos para realizar operações vendidas, apostando na queda das ações.

No dia seguinte (D+1) do vencimento do contrato, o investidor tomador paga a taxa acordada ao doador dos ativos,
acrescido dos emolumentos cobrados pela BM&FBovespa. Vale lembrar que nessa operação não há custo para o investidor doador
dos ativos.

Partes envolvidas no processo:

Doador: Investidor proprietário das Ações. Ou seja, quem empresta as Ações.

Tomador: Investidor que solicita o empréstimo e necessita de aporte de garantias para realização da operação.

BM&FBovespa: Garantidora de todas as operações.

Brazilian Depositary Receipts – BDRs são certificados de depósito, emitidos e negociados no Brasil, com lastro em valores mobiliários de emissão de companhias estrangeiras.

– O BDR patrocinado é emitido por uma instituição depositária contratada pela companhia estrangeira emissora dos valores mobiliários e pode ser classificado como Nível I, Nível II ou Nível III.

– O BDR não patrocinado é emitido por uma instituição depositária, sem envolvimento da companhia estrangeira emissora dos valores mobiliários lastro, e só pode ser classificado como Nível I.

American Depositary Receipt – ADRs são recibos de ações de empresas de fora dos EUA negociados na Bolsa de Nova York. É como se uma empresa brasileira ou outra não americana fosse envelopada para ser negociada por lá, sob o nome de ADR.

Como ações de companhias estrangeiras não podem ser negociadas diretamente no mercado americano, os papéis ficam sob custódia de uma instituição financeira, e seus recibos circulam na Bolsa de Nova York. Acabam acompanhando a variação das ações em seu país de origem e do câmbio entre os dois mercados.

Cerca de trinta empresas brasileiras têm papéis negociados na Bolsa de Nova York por meio dos ADRs. Alguns exemplos são: Petrobras, Vale, Gerdau, Bradesco, Itaú, Gol, TAM e Braskem.

COMO INVESTIR EM AÇÕES

Para investir em ações, você precisa de uma corretora.

Você pode optar por ter assessoria e utilizar as ferramentas da corretora, assim você decidirá em que investir.

A corretora executa a ordem dada por você.

Você se torna dono das ações, ou seja, sócio das empresas.

QUER APRENDER SOBRE

ANÁLISE GRÁFICA?

Clique no botão ao lado e conheça nosso treinamento com especialistas do ramo.

INVESTIMENTOS X RISCOS

Ao comprar ações, você se torna sócio de grandes empresas, mas não tem garantia de rentabilidade. Por isso, o mercado de ações é considerado um investimento de risco. O risco está relacionado aos ativos em que você investe. Por exemplo: se você compra ações da Petrobras, seu risco está relacionado à Petrobras.

COMO ESCOLHER AS AÇÕES

Veja a seguir como as corretoras podem ajudar você na tomada de decisões:

1. CARTEIRAS RECOMENDADAS

As carteiras recomendadas são um conjunto de ativos especialmente selecionados pela Área de Análise para maximizar o resultado de uma determinada estratégia. São 5 tipos de carteiras para você escolher.

2. ASSESSORIA EXCLUSIVA

Opere com uma assessoria cujo foco será antecipar as suas necessidades com uma postura proativa. Lhe apresentaremos as principais oportunidades do mercado e as soluções que mais combinam com você.

3. RELATÓRIOS DE OPORTUNIDADES

Recomendações dos analistas da corretora que indicam para você as melhores opções de ativos com base nas principais estratégias e escolas de análise do mercado.